Entrevista com Lucimar, técnico da Seleção Brasileira

29/06/2009 20:30

RF - Em mais uma frustada eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, comente qual foi o erro da equipe nesta edição.
Lucimar: Acho que não aconteceram 'erros', só acho que fomos prejudicados porque a seleção deu uma caída técnica muito grande e sem explicação quando entrou nas eliminatórias, aí tivemos que começar praticamente do zero no assunto táticas e escalações, tudo isso em meio a uma competição oficial, aí não não houve jeito, tivemos 3 meses de trabalho testando táticas e escalações que estavam dando ótimos resultados e na hora do 'vamo vê' a seleção não rendeu nada.. deu no que deu...

RF - Comparando as duas edições que você participou como técnico da seleção, qual foi a mais difícil?
Lucimar: Com certeza a primeira, porque eu e minha CT tínhamos que mostrar muito mais trabalho, eu não era 'conhecido' ainda no MZ, hoje muita gente me conhece e sabe quem eu sou e também do trabalho que é feito na seleção.

RF - Você esperava a eliminação logo nas oitavas de finais?
Lucimar: Diante das circunstâncias que expliquei na pergunta anterior, eu achava que a seleção pudesse ser eliminada em qualquer fase da competição tamanha a instabilidade dos jogadores em campo... essa Copa do Mundo foi muito frustrante pra todos nós.

RF - Qual sua análise nos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo?
Lucimar: Dessa vez tivemos mais sorte que azar. Nas eliminatórias e na Copa fizemos jogos sofríveis, apenas contra a Espanha e contra a Áustria (que perdemos jogando melhor) a seleção foi 'bem', nos outros nós merecíamos perder (uns perdemos e outros empatamos).

RF - Apesar da eliminação, muitos usuário ainda gostam do seu trabalho. Comente sobre isso.
Lucimar: Sim, levei muito em consideração isso quando resolvi lançar nova candidatura. Acho que todos perceberam as mudanças que foram feitas na seleção durante esse 1º ano da nossa gestão, mudamos muita coisa, eu e minha CT estamos sempre presentes a ajudar quem quer que seja e sempre dando o máximo de nós pra levar a seleção ao rumo das vitórias.

RF - Você acha que a Áustria foi a grande zebra da Copa?
Lucimar: Não tenho dúvida. Assim como os EUA na Copa das Confederações DE VERDADE que estava em último do grupo e chegou a final contra o Brasil, a Áustria vestiu o pijama listrado e surpreendeu muitas seleção na Copa, incluindo o Brasil.

RF - Na sua opinião, a China mereceu vencer o Mundial?
Lucimar: Mostrou que sim, principalmente na fase final onde aplicou duas goleadas por 7x1. Isso me convenceu que a seleção brasileira precisa melhorar muito no aspecto técnico se quiser ganhar alguma coisa um dia.. pra isso é preciso ter paciência, acho que o atual grupo da seleção poderá ir longe quando ficar um pouco mais 'velho'.

RF - Qual seu próximo trabalho e suas metas na seleção, após o término da Copa do Mundo?

Lucimar: Montar uma chapa e enfrentar mais uma eleição. Até o resultado final da eleição só vou reconvocar a seleção sub-26, depois disso, eu espero o resultado, caso nós ganharmos a seleção sub-21 passa a ser o foco principal do nosso trabalho visando a próxima Copa do Mundo. Se não fomos eleitos, vamos entregar a seleção e tudo o que for relacionada à ela pro próximo técnico a fim de dar todo o suporte necessário pra ele fazer um ótimo trabalho.

RF - Comentários finais aos leitores e aos usuário do Manager Zone.

Lucimar: Apenas gostaria de dizer a todos que nós tentamos fazer o máximo pra levar a seleção o mais longe possível na Copa, mas não podemos controlar 100% dela, depois que colocamos os jogadores em campo e ajustamos a tática é só rezar e torcer pra que tudo dê certo. Desta vez a seleção nos surpreendeu negativamente, um trabalho de 3 meses praticamente jogado no ralo. Mas não podemos nos abater por isso, acontece.. vamos tentar dar a volta por cima e, se os usuários do MZ quiserem, continuaremos esse trabalho por pelo menos mais 6 meses.

E fica aí, nosso agradecimento ao Lucimar, por mais uma entrevista cedida e boa sorte na próxima eleição.

Voltar

Pesquisar no site

FINMZ © 2010 Todos os direitos reservados.