Final eletrizante na Copa do Brasil
15/05/2010 19:19Depois de sete semanas de competição, finalmente tivemos a grande final da Copa FINMZ Libertadores da América em sua segunda edição.
Como na edição anterior, tivemos seis representantes argentinos e seis brasileiros, já que o Corumbaense garantiu sua vaga automaticamente por ter conquistado a 1ª Edição na temporada anterior. As outras 20 equipes foram convidadas para completar os 32 times.
Com oito grupos contendo 4 times cada, tivemos a primeira rodada iniciando no dia 02 de Abril. O atual campeão Corumbaense F.C. ficou no grupo 7, juntamente com um argentino, um boliviano e um equatoriano e em sua estréia goleou nos dois jogos o equatoriano CD Maspa. Dois brasileiros faziam suas estréia na competição: o Ipatinguense campeão da Copa do Brasil venceu também de goleada ninguém mais que o bicampeão argentino kk10 y de 9... un Buitre! e atual vice-campeão da Libertadores; o outro estreiante Malawi, vice-campeão brasileiro, venceu uma partida e perdeu a outra para o Mercurio Sports do Chile.
Ao final das três rodadas, 16 times continuaram na empreitada rumo ao título. As seis equipes brasileiras e representantes da FINMZ garantiram seus lugares nas oitavas de finais. O Puei EC disputando sua segunda Libertadores terminou com a melhor campanha da 1ª fase, deixando em segundo a equipe do Cenac, que conseguiu a vaga para a Libertadores com a 5ª posição no Campeonato Brasileiro.
Nos confrontos das oitavas de finais, o Puei passou mais uma fase ao vencer o San Lorenzo do Paraguai, que terminou com pior campanha dentre os classificados. No jogo confuso da rodada, o Cenac enviou seus desafios ao seu adversário, que não aceitou, classificando assim por W.O a equipe brasileira. Os uruguaios do San Lorenzo de El Magro venceram as duas partidas contra os bolivianos do Jenecherú e garantiram sua vaga para a outra fase da competição. Em sua segunda participação na competição, o Deportivo Árabe S.A do chile eliminou a surpresa da Venezuela Carabobo F.C. e também passou de fase. Outro brasileiro também passou de fase, o Malawi reencontrou a equipe chilena Mercurio Sports, venceu a primeira partida e empatou a segunda em um incrível 0 x 0. No primeiro Brasil e Argentina da segunda fase, o Ipatinguense massacrou dessa vez o atual vice-campeão Argentino KRAMER F.C. com placares de 9 a 1 e 10 a 1. O segundo clássico entre Brasil e Argentino aconteceu entre Morretes e Bahia é Carnaval, este que venceu o primeiro jogo por 2 à 1, mas perdeu o segundo por 3 à 0, classificando o Morretes. Fechando os jogos das oitavas de finais, Corumbaense mostrou a superioridade brasileira nos confrontos contra a Argentina e eliminou o Gimnasia y Tiro, empatando na série, mas classificando com a melhor campanha que seu adversário.
A competição se afunilando e os seis brasileiros continuam vivos. Infelizmente, apenas quatro podiam sair vivos dos confrontos das quartas de finais. Puei enfrentou o atual campeão Corumbaense e venceu os dois jogos, garantindo a sua vaga para as semi-finais. O outro confronto brasileiro foi entre Cenac fc e Morretes, com duas superpartidas, o Morretes ficou com a vaga, ao empatar o primeiro jogo em 2 a 2 e vencer o segundo por um eletrizante placar de 5 à 4. O estreiante Malawi conseguiu também a sua vaga, ao bater o San Lorenzo de Almagro. Fechando a última vaga para as semi-finais, o Ipatinguense venceu mais uma e dessa vez os chilenos do Deportivo Árabe S.A.
As semi-finais da Libertadores acabou se tornando uma competição nacional, já que apenas sobraram quatro times do Brasil. Na primeira semi-final, o Puei acabou enfrentando o Morretes com um time B, já que a competição não disponibilizava de outra data para o confronto a não ser nos dias agendados, assim o Morretes goleou nas duas partidas e garantiu a vaga para a grande final. Na outra partida, prevaleceu o favoritismo e o Ipatinguense venceu com dois placares de 5 à 1 a equipe do Malawi.
A grande final foi realizada no dia 14 de Maio. O vencedor desta partida garantiria uma vaga para o Primeiro Mundial Interclubes da federação, indo se juntar já com a equipe norueguesa campeã da UEFA. A equipes de Minas Gerais, Ipatinguense, venceu os dois jogos da equipe paulista do Morretes com placares de 6 à 0 no primeiro jogo e 4`a 0 no segundo, destaque do atacante Aron Andreasson que marcou seis gols nas duas partidas pela equipe do Ipatinguense.
Com esta conquista, o Ipatinguense leva mais um troféu importante para a sua sala e ainda terá um lugar na competição internacional da FINMZ, enfrentando os campeões da Europa, Ásia e África.
———
Voltar