Ibitiara campeão da 1ª Divisão

16/07/2010 14:26

Foram apenas 14 equipes que disputaram a 4ª Edição do Campeonato Brasileiro FINMZ 1ª Divisão. Duas equipes não aceitaram os convites da terceira Liga de Amigos grátis e foram automaticamente rebaixadas para a 4ª Divisão.

Quatro equipes eram novidades nesta edição, que conseguiram acesso na temporada anterior pela 2ª Divisão: Vila Nova GO que vinha ganhando todas as divisões anteriores, Ibitiara, Real Malas E.C. e JIPA FC, este último foi um dos times que não aceitaram o convite da LA. O dirigente do Vila Nova tinha dito na temporada anterior que com as conquistas consecutivas nas outras divisões, vinha com tudo na 1ª Divisão para também levantar o caneco.

A estréia dos 14 participantes foi no dia 31 de Maio. O Vila Nova fez sua primeira partida na 1ª Divisão contra o vice presidente da federação, dirigente do antigo Mainart SC e que hoje mudou o nome do time para Kireh SK, mas o nome não ajudou em nada e o time perdeu para os goianos por 7 à 1 fora de casa. Nas outras partidas, o Morretes venceu o Cenac também de goleada por 6 à 1; o Real Malas iniciou a divisão principal com um empate em 3 à 3 contra o Atlético Guidovalense; o presidente da federação, dirigente do Vila Zumbi perdeu para o atual campeão Corumbaense por 4 à 3; Puei goleou o L4 INFLAMÁVEL por 8 à 2; ATOS aplicou uma goleada de 5 à 0 no EC BAMOR; e pra finalizar MALAWI que perdeu o título na temporada passada nos critérios de desempate venceu o Ibitiara por 5 à 3.

A quarta rodada da competição foi uma das rodadas de destaque, onde tivemos três incríveis goleadas dos visitantes: E.C. BAMOR 0 x 11 Puei EC, Vila Zumbi 0 x 10 Cenac fc e a maior goleada da competição Atlético Guidovalense 0 x 14 Morretes.

Muitos times passaram pela liderança da competição e nas primeiras rodadas Morretes vinha liderando. Mas durante os jogos, muitas reviravoltas foram acontecendo e apenas três equipes continuaram na disputa da liderança nas últimas rodadas: Vila Nova GO, Ibitiara e MALAWI. O Atual campeão Corumbaense em reformulação não chegou uma vez na liderança e seguia na metade da tabela.

O MALAWI mantinha a esperança de conquistar o campeonato, após o inacreditável resultado na temporada anterior, perdendo o título pelo saldo de gols. Mas o Vila Nova GO sempre atrapalhava a equipe do dirigente jeka, disputando ponto a ponto a liderança desta temporada. Por fora, o Ibitiara vinha crescendo na competição e na última semana alcançou a liderança e não saiu mais.

Precisando de apenas uma simples vitória para levantar o caneco, o Ibitiara jogou fora de casa e rebaixou a equipe do E.C. BAMOR, vencendo por 4 à 0 e conquistando o título da 1ª Divisão da FINMZ. O Cenac venceu fora de casa o corumbaense por 8 à 0 e conseguiu a última vaga para a Copa FINMZ Libertadores FINMZ. Enquanto isso, Vila Nova GO fez sua parte, precisava vencer o rebaixado Vila Zumbi e torcer por tropeço do Ibitiara, venceu por 4 à 0. Jeka, o dirigente do MALAWI que também precisava vencer e depender de resultados do jogo do Ibitiara e do Vila Nova, também fez sua parte e venceu o L4 INFLAMÁVEL, que não lutava por nada na competição, por 2 à 1. O Morretes, que liderou nas primeiras rodadas, acabou perdendo a vaga para a Libertadores, mesmo vencendo o ATOS FC por 4 à 2, viu a equipe do Cenac adversária direta pela vaga tambem vencer e deu adeus a terceira vez consecutiva na competição continental. O Kireh SK perdeu para o Real Malas E.C. por 2 à 1, mas não correu risco de rebaixamento, já que o seu saldo era maior que do E.C. BAMOR. E um jogo nesta última rodada foi apenas para cumprir tabela: Puei EC perdeu para o Atlético Guidovalense por 3 à 1 em casa e terminou na sexta posição.

Enfim, em outra competição equilibrada e com a disputa do título terminando apenas na última rodada, Ibitiara levantou o caneco e garantiu junto com o Vila Nova uma vaga inédita na Copa FINMZ Libertadores da América. Cenac e MALAWI após disputarem a edição anterior da competição das américas, voltaram e prometeram lutar pelo título novamente. Lá embaixo da tabela, o Vila Zumbi terminou com a pior campanha de sua história na FINMZ, na última colocação e como o pior time do campeonato. Quem também caiu para a segunda divisão foi o E.C. BAMOR, um dos primeiros times da federação e que disputou as três temporadas anteriores da 1ª Divisão.


Números da Competição

Jogos: 364
Gols: 1044
Média: 2,86
Melhor Ataque: Morretes - 114 gols
Melhor Defesa: Ibitiara - 41 gols
Pior Ataque: Vila Zumbi - 25 gols
Pior Defesa: Vila Zumbi - 148 gols
Maior Goleada: Atletico Guidovalense 0 x 14 Morretes
Artilheiro: 秦德俊 (Qin Dejun) - 54 Gols - Puei EC

Classificação Final:

 

Voltar

Pesquisar no site

FINMZ © 2010 Todos os direitos reservados.